Renova

Nosso Trabalho e os Jovens

O Renova é um projeto educacional que trabalha para fazer da escola um espaço de transformação social. Atuamos com crianças e adolescentes colaborando com o desenvolvimento de competências e habilidades que o sistema tradicional, por diversos motivos, não consegue dar atenção, incentivando a autonomia na construção do conhecimento e dos estudos. 

Nossas atividades partem do princípio em que o aprendizado se dá ao compartilhar experiências, indo em direção contrária à ideia de que existe alguém que detém todo conhecimento e, do outro lado, há alunos esperando para recebê-lo passivamente. Dessa forma, promovemos a horizontalidade entre educandos e voluntários em um ambiente de trocas ricas em que o aprender acontece respeitando os conhecimentos, cultura e individualidades. Tudo acontece em um ambiente seguro para a expressão em que o erro tem um papel fundamental de construção.

Com as crianças do Ensino Fundamental I, as atividades abordam valores básicos como amizade e respeito, além de trabalhar habilidades sociais e cognitivas, sempre de forma lúdica.

Já com os adolescentes do Ensino Fundamental II em diante trabalhamos as suas potencialidades, o estímulo à curiosidade, o descobrimento de novas perspectivas e o senso crítico em atividades de experimentação, rodas de conversa, criações artísticas e momentos de expressão cultural. 

Além disso, incentivamos e orientamos os jovens a colocarem em prática projetos, ideias e sonhos que tenham e que possam transformar a comunidade em diferentes esferas. Entre os projetos já realizados por eles estão um campeonato de basquete para jovens da região, uma roda de conversa de conscientização sobre a depressão e um dia de celebração da cultura Drag Queen.

Novo Mundo – Faixa etária dos educandos: de 6 a 12 anos

O Novo Mundo busca promover o desenvolvimento, aprimoramento de competências, habilidades sociais e cognitivas com crianças por meio de atividades de intervenção psicopedagógicas. Elas acontecem em um ambiente que possibilita desenvolver as competências e habilidades desejadas por meio do lúdico como teatro, artesanato, recreação, bate-papos, desenho, entre outros.

Empoderadores -Faixa etária dos educandos: de 12 a 17 anos

Os Empoderadores têm como objetivo desenvolver o repertório de ideias dos jovens, valorizando as suas diferenças culturais, a autonomia e o aprendizado coletivo. O grupo realiza esse objetivo levando atividades estruturadas para que a construção final dos projetos elaborados pelos jovens seja feita em conjunto com todos os participantes (educandos e voluntários). Os temas das atividades são decididos em conjunto a partir dos interesses demonstrados e potencialidades observadas nos educandos.

BEEP – Faixa etária dos educandos: acima de 12 anos

O objetivo do grupo é trabalhar o desenvolvimento da autoconfiança, empoderamento e empreendedorismo nos jovens. No Beep estimula-se o protagonismo dos jovens por meio da elaboração e coordenação de projetos que queiram realizar em um processo que promove o amadurecimento pessoal.

Logística

O objetivo desse grupo é coordenar o projeto como um todo, dando o devido suporte para o funcionamento dos grupos de trabalho.

Razões para se voluntariar

Se você for professor
Como todo projeto educacional, o Renova está em constante evolução. Parcerias com instituições de ensino para a contabilização de horas de estágio  em áreas como educação, psicologia e gestão de projetos, entre outras, são importantes para o crescimento da nossa atuação. Assim proporcionamos um ambiente rico de aprendizado para o estudante voluntário e nossos educandos. Estamos sempre disponíveis para conversas sobre parcerias. 

Se você for estudante ou profissional
O ambiente de troca de experiências e aprendizados do Renova recebe voluntários independentemente de suas áreas de conhecimento ou atuação. Basta acreditar no potencial transformador da educação e estar aberto para trocas de experiências, aprendizados e vivências. Também é preciso estar disposto para acordar cedo em alguns sábados para as atividades!

Informações

O Renova acontece no CEU Caminho do Mar, na região do Jabaquara, próximo à divisa com Diadema, em São Paulo. Atuamos aos sábados de manhã durante o período letivo de cada semestre!

Atualmente as atividades estão temporariamente suspensas.