Renova

Projeto educacional que busca transformar comunidades através de uma educação colaborativa e coletiva.

Atuamos com crianças e adolescentes através de atividades socioeducativas que as coloquem como protagonistas do seu aprendizado em um ambiente em que todos podem se desenvolver e onde os erros não são vistos como fracassos, mas sim como oportunidades de aprendizagem.



Queremos que nossos educandos e voluntários possam experimentar e construir juntos uma educação transformadora. Nossas atividades tem como ponto de partida as demandas dos jovens inscritos no projeto. A partir de seus interesses e do que querem trabalhar, realizamos encontros em que possam ser desenvolvidos conhecimentos, habilidades e competências importantes para a sua vida. Entendemos que o aprendizado se dá ao compartilhar experiências e não se limita a decorar informações passivamente.



Assim, miramos na direção contrária da educação convencional predominante, em que existe alguém que detém o conhecimento e, do outro lado, alunos esperando para recebê-lo. Valorizamos a troca entre educandos e voluntários, bem como a pluralidade de experiências, conhecimentos, inteligências, culturas e individualidades. Além disso, incentivamos e orientamos os jovens a colocarem em prática projetos, ideias e sonhos que tenham e que possam transformar a comunidade em diferentes esferas.

Entre os projetos já realizados estão um campeonato de basquete para jovens da região, uma roda de conversa de conscientização sobre depressão e um dia de celebração da cultura Drag Queen.



Razões para se voluntariar

Se você for professor
Como todo projeto educacional, o Renova está em constante evolução. Parcerias com instituições de ensino para a contabilização de horas de estágio  em áreas como educação, psicologia e gestão de projetos, entre outras, são importantes para o crescimento da nossa atuação. Assim proporcionamos um ambiente rico de aprendizado para o estudante voluntário e nossos educandos. Estamos sempre disponíveis para conversas sobre parcerias. 


Se você for estudante ou profissional
O ambiente de troca de experiências e aprendizados do Renova recebe voluntários independentemente de suas áreas de conhecimento ou atuação. Basta acreditar no potencial transformador da educação e estar aberto para trocas de experiências, aprendizados e vivências. 

As atividades do Renova acontecem geralmente aos sábados, uma vez a cada seis semanas, no CEU Alvarenga, localizado no distrito da Cidade Ademar, próximo à divisa com Diadema, em São Paulo. É preciso ser maior de 18 anos para poder atuar como voluntário no projeto.